domingo, 16 de março de 2008

Orquídeas

Quem se dedica ao cultivo das Orquídeas descobre um mundo absolutamente fascinante...acreditem que pode ser um vicio. Tudo começou há cerca de 9 anos atrás quando me ofereceram uma Vanda sp. (que nunca mais vi à venda). Durante mais de 2 anos não deu flor. Coloquei numa estufa improvisada e...bum! Desde daí, dá flores duas vezes ao ano. As flores podem durar até 3 meses. Ela é meu orgulho.
Nos anos seguintes a me terem oferecido pode-se dizer que na altura dos meus anos só pedia que me oferecessem orquídeas (nada exigente :P). Começei também a ir às lojas na altura que as orquídeas não tem flores e estão postas a uma canto...esquecidas, a um preço que pode ser 3x inferior e comprava-as. Já fiz propagação de algumas e com sucesso.
É sem dúvida uma paixão.

Fotografia de 29-06-2008





Vanda sp. (Talvez Rothschildiana Orchid!!) Mês de compra: Dez -1999









Uma nova aquisição oriunda da Tailândia: Vanda denisoniana
(Sim...veio por via postal...from Tailand)
Peguei naquelas caixas de plástico em forma de cubo (onde vêm os telemóveis) e fiz um buraco no topo. Para quê? Criei uma mini-estufa para este seedling que chegou a Portugal há cerca de 2 meses. Inicialmente não desenvolveu nada, começou a ficar com as folhas amarelo e as pontas a secar. Eu já andava um pouco tristonha pensar que não ia ver a minha linda orquídea crescer. Mas há cerca de duas semanas reparei que começou a aparecer uma nova folha :)
Eis-la a crescer...iupii...




(ela só vinha com duas folhas...no meio veêm uma nova folha)



3 comentários:

  1. Estas orquídeas são um espectáculo! Especialmente a Vanda sp. Devias ficar eternamente grata à pessoa que te a ofereceu e teu deu oportunidade de entrar no mundo das orquídeas! Ah pois é!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por ter um blog sobre esses seres que nos são tanto em troca de tão pouco. As flores.
    Eu pessoalmente dediquei-me às rosas e não é que elas nem me picam. Até as rosas são gratas a quem trata delas.
    Continue esse belo trabalho de fazer florir mais um canto do planeta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. ATENÇÃO!

    Ainda bem que temos a Net para divulgar estas informações... Pastilhas elásticas

    EMBRULHE AS PASTILHAS ELÁSTICAS ANTES DE DEITAR FORA!

    Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos tentam comer restos de pastilhas elásticas deixadas, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem a pastilha colada no seu bico, tentam, desesperados, retirá- lo com os pés... E aí, acontece o pior: acabam sufocados. Por favor, embrulhe a pastilha num pedaço de papel e deite-o no lixo. Passe esta mensagem! Seja você também consciente e ajude a Natureza! Há tanta coisa simples que podemos fazer para evitar tanta coisa assustadora! Esta é uma delas...

    ResponderEliminar